Bombeiro disse que houve aquecimento no sistema de refrigeração e 1,5 mil trabalhadores deixaram o local.

Por Rafael Oliveira e Manoela Messias

O setor de frangos da unidade da BRF Foods de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, sofreu um vazamento de amônia nesta sexta-feira (5) e funcionários passaram mal.

O major dos bombeiros William Alves Diniz disse que seis colaboradores, pelo menos, sentiram faltar de ar e tontura.

“Foi identificado que teve aquecimento no sistema de refrigeração por uma falha no curto circuito. Houve aumento na pressão e, por isso, a válvula de alívio foi acionada e houve vazamento de amônia”, explicou o major.

A BRF informou que detectou um vazamento de pequenas proporções na unidade de Rio Verde. Seguindo protocolos de segurança, a companhia evacuou o local e acionou os bombeiros imediatamente. As operações foram retomadas ainda nesta manhã.

Trabalhador é carregado por colegas após passar mal durante vazamento de amônia em fábrica de Rio Verde, Goiás

Segundo os bombeiros, seis trabalhadores foram levados a um hospital da cidade. Um vídeo mostra funcionários carregando um colaborador no colo, que passou mal.

O trabalho de controle do vazamento foi iniciado pelos próprios funcionários, segundo o bombeiro. Depois, eles evacuaram rapidamente o local, onde estavam cerca de, 1,5 mil trabalhadores.

De acordo com a corporação, a amônia é utilizada em fábricas para fazer o resfriamento do ambiente.

Fonte: G1/GO, 05 de novembro de 2021.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/11/05/unidade-da-brf-tem-vazamento-de-amonia-e-funcionarios-passam-mal-em-rio-verde-diz-bombeiro.ghtml