17/11/15 – 10:05

O programa Jornada dessa semana mostra casos em que as empresas limitam a quantidade de vezes que o empregado vai ao banheiro durante o expediente ou até o tempo que pode ser gasto pelo trabalhador para necessidades fisiológicas. Mas até onde vai o poder diretivo da empresa nesses casos? Em que situações o trabalhador tem direito a indenização por dano moral? Em uma reportagem especial, o programa fala sobre os processos envolvendo o assunto e como eles têm sido julgados pela Justiça do Trabalho.

O quadro “Saúde e Segurança no Trabalho” traz dicas de prevenção de acidentes para os mecânicos industriais que precisam de treinamento e dispositivos de proteção para utilização de máquinas e equipamentos.

Em Brasília, magistrados de todo o país definem novas estratégias para o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, que, desde 2011, realiza estudos, ações educativas e campanhas para alertar a população sobre os males do trabalho na infância. O programa também recebe denúncias de trabalho infantil e mobiliza juízes em todo o país para o combate à exploração de crianças e adolescentes.

Vamos também até Florianópolis conhecer a história e o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), pioneiro em inovações tecnológicas, no quadro “Raio X”. Esse TRT foi o primeiro a utilizar o peticionamento eletrônico e o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, o PJe-JT. E em São Luís, os belos azulejos maranhenses, famosos desde a época do império, são destaque no quadro “Meu Trabalho é uma Arte”.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às quartas-feiras, às 6h30, quintas-feiras, às 10h30, e sábados, às 17h30. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.
Confira a íntegra da última edição:

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, 17 de novembro de 2015.

http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/programa-jornada-fala-sobre-controle-de-uso-do-banheiro-durante-o-expediente?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.jus.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_89Dk%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D5