Por: Carlos Coelho

A região Noroeste do estado deve ganhar ainda este ano um novo abatedouro de aves de grande porte, em uma iniciativa capaz de gerar mil empregos diretos e indiretos. A prefeitura de Iporã, na região de Umuarama, confirmou para até o fim de 2021 a conclusão das obras e inauguração do frigorífico, instalado às margens da BR-272.

O empreendimento terá 10 mil metros quadrados e abaterá primordialmente aves de produtores de municípios próximos. Segundo informações da prefeitura, já há contratos firmados com produtores para que, tão logo a obra seja finalizada, a estrutura inicie seu funcionamento.

A administração ficará a cargo da PlusVal, uma joint venture de duas grandes empresas paranaenses: a Pluma Alimentos, de Dois Vizinhos, e a C.Vale, de Palotina. No ano passado, aliás, a mesma PlusVal reativou um grande frigorífico na região com capacidade de abate de 200 mil frangos por dia – um negócio gerador de quase dois mil empregos diretos e indiretos.

O abatedouro é um projeto de 2013 cujas obras começaram em 2018. É fruto de uma parceria entre governo estadual, que investiu R$ 12 milhões, e prefeitura de Iporã, responsável pelo terreno e obras.

Fonte: Gazeta do Povo, 29 de abril de 2021.

https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/parana-sa/grande-frigorifico-de-aves-ipora-mil-empregos/