A maioria dos contribuintes tem se deparado com uma tela como esta quando tentam emitir o boleto do Simples.

Desde esta terça-feira, o contador Guilherme Evaristo se depara com esta tela quando tenta emitir o boleto do Simples doméstico.

Lentidão
Guilherme Evaristo, contador, tem clientes para os quais está tentando realizar o pagamento do Simples desde domingo. “Todos os funcionários, empregadas, babás, caseiros, estão cadastrados no portal do eSocial. A dificuldade é gerar a guia para pagamento. No domingo, aparecia uma mensagem de erro e nesta terça o módulo da folha de pagamento está inacessível”, detalha. “Hoje o site está mais lento do que antes.”

O cadastro de funcionários também tem apresentado problemas. A princípio, o prazo para registrá-los era dia 31 de outubro, mas o Estado apurou que não haveria cobrança de multa nem indisponibilidade sistêmica após essa data, logo, na prática, o prazo para cadastro coincidiria com o do pagamento do Simples.

Os erros vão desde a indisponibilidade da página até divergências de registro. O engenheiro Fernando R. A. Silva tenta fazer o cadastro inicial desde o início de outubro, quando a Receita Federal liberou o sistema eSimples. “Ele diz que um dos meus recibos do Imposto de Renda está errado. Estou com ele na minha frente”, relatou. “Depois de sexta o Governo vai me multar? Eu é quem deveria multá-lo!.”

O estudante Marco Tulio Dias já testou usar diferentes navegadores e até outros computadores, mas o sistema sempre trava no sexto passo, onde é necessário colocar o endereço do local de trabalho de sua empregada doméstica. “Não dá para preencher o campo ‘Tipo’, onde deveria colocar ‘Rua’. Assim, não consigo ir para o próximo passo”, contou. Em contato com o Ministério do Trabalho, o estudante foi informado de que havia sobrecarga no portal.

Fonte: O Estado de São Paulo, 03 de novembro de 2015.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pelo-3o-dia-seguido–empregadores-tem-dificuldade-para-emitir-boleto-do-simples-domestico,1790368