Por: Marielle Gautério

A Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro confirmou, na tarde dessa terça-feira, 4, o oitavo óbito registrado por coronavírus no município. O homem de 47 anos estava internado em UTI no município, e não resistiu às complicações e faleceu ainda durante a madrugada. A reportagem do Jornal Ibiá recebeu a informação de que a vítima era funcionário da JBS do município há 28 anos.

O sepultamento ocorreu durante a tarde de terça. Não houve velório devido às medidas de prevenção. Segundo familiares, o exame para Covid-19 havia sido realizado anteriormente, porém o resultado foi confirmado oficialmente após o falecimento. O homem chegou a ficar entubado dias antes da morte.

A confirmação de que o paciente trabalhava no frigorífico veio da própria JBS, através da assessoria de comunicação. A empresa divulgou nota se solidarizando à dor dos seus companheiros de trabalho, amigos e familiares, e reitera que medidas de proteção são tomadas diariamente no local. “A JBS reitera que a proteção e a saúde dos seus colaboradores é o seu principal objetivo, e que desde o início da pandemia, adota um rigoroso protocolo de segurança e que está em total conformidade com o poder público e segue as recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais”, declara. A reportagem questionou sobre a possibilidade de outros confirmados na unidade, porém até o fechamento da matéria nenhuma resposta foi encaminhada.

A empresa lista uma série de ações em prática, como o controle de temperatura no acesso às plantas, reforço das higienizações pessoais e das instalações, protocolos de distanciamento para evitar aglomerações e uso dos equipamentos de proteção individual, por exemplo.

No dia 28 de maio um homem de Capela de Santana, funcionário da JBS Montenegro, havia sido positivado. A empresa emprega cerca de duas mil pessoas.

O município apresenta agora 441 casos positivos acumulados, 280 casos recuperados, 153 casos em recuperação e 8 óbitos. Essa foi 39ª morte por coronavírus na região (Vale do Caí + Triunfo), que apresenta também 1.867 casos, sendo 1.413 recuperados. Só nessa terça-feira, 4, 38 novos casos foram registrados.

Novos casos
Além dos sete novos casos registrados em Montenegro, também foram confirmados novos casos em São Pedro da Serra (1), Alto Feliz (2), Vale Real (3), Feliz (7), Harmonia (2), Triunfo (6) e Portão (10). Maratá também teve um positivado, porém continua com 16 registrados, pois uma paciente que havia sido confirmada era residente de Portão, e não do município.

A Prefeitura de Maratá nega haver um surto de casos em uma das secretarias, mas confirma três colaboradores da pasta positivados. “Uma ação de testagem em massa foi feita hoje (terça-feira), abrangendo funcionários das secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Turismo. Todos estavam sem sintomas. O teste rápido foi feito em 31 funcionários. Todos negativos para o novo coronavírus. Amanhã mais cinco serão realizados”, informa.

Estado registra 83 mortes em 24h
O Rio Grande do Sul bateu, nessa terça-feira, um novo recorde de mortes devido à Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram registrados 83 novos óbitos em 24 horas no Estado. As mortes ocorreram entre os dias 12 de julho e 4 de agosto. Com isso, o número total de vítimas da doença chega a 2.099. Também foram confirmados 2.234 novos casos, totalizando 73.618 infectados. Agora 64.681 pessoas já estão recuperadas da doença.

Fonte: Jornal Ibiá, 04 de agosto de 2020.

https://jornalibia.com.br/destaque/oitava-vitima-de-covid-19-em-montenegro-trabalhava-na-jbs/