Unidade abatia 90 mil frangos por dia e recebia animais de aviários da região.

Um frigorífico de abate de frango da GTB Foods deve encerrar todas as atividades em Ipuaçu, no Oeste catarinense, nesta semana. A empresa anunciou o fechamento na quinta-feira (7), justificando prejuízos financeiros e o embargo de exportação da União Europeia.

Na unidade, trabalham 630 funcionários e ocorria o abate de 90 mil frangos por dia. Também são impactados diretamente 90 aviários da região e 147 galpões.

Em comunicado, a empresa afirma que atuava a cinco anos na região e que a decisão foi tomada “após várias tentativas de fazer frente à maior crise no Brasil que se instalou no segmento”. Escassez de crédito, instabilidade política, alta de insumos e queda nos preços da venda estão entre as justificativas da GTB Foods.

O encerramento da produção é gradual, conforme cada setor terminar sua produção. Os salários dos trabalhadores estão em dia, mas os acertos do processo demissionário serão feitos a partir do dia 16 de junho.

Conforme a prefeitura de Ipuaçu, por ano, com o encerramento da unidade, o município perde R$ 1 milhão por ano. Na conta está demissão dos funcionários diretos, refeições, transportes, mecânica e impostos gerados.

Fonte: G1/Santa Catarina, 11 de junho de 2018.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/campo-e-negocios/noticia/frigorifico-anuncia-fechamento-em-ipuacu-e-demite-mais-de-600-funcionarios.ghtml