Prefeitura informou que o surto no frigorífico caminha para um controle, pois a incidência de novos casos tem caído

Depois de ter 260 funcionários afastados por testarem positivo para o coronavírus, o Frigorífico Silva, que enfrenta um surto de Covid-19 identificado no começo do mês, já teve autorização para retomada das atividades em todos os setores, mas com limitações, já que ainda há trabalhadores afastados. Nesta terça-feira, 180 funcionários já haviam voltado ao trabalho. Outros 80 ainda permanecem com o vírus ativo e seguem sem trabalhar, de acordo com informações da prefeitura de Santa Maria.

A prefeitura também informou que “o surto no frigorífico caminha para um controle, pois a incidência de novos casos tem caído. Porém, ainda exige atenção por parte da empresa e da Vigilância em Saúde”.

Dois setores, o de abate e o de desossa, chegaram a ser fechados para a espera de exames dos funcionários que atuam nas áreas, mas já voltaram a abrir. A Vigilância em Saúde ainda segue recebendo e monitorando os resultados dos testes. Além disso, familiares dos funcionários que testaram positivo para a doença são monitorados e contatados.

FISCALIZAÇÃO
O MPT, a Vigilância em Saúde de Santa Maria e a Gerência Regional do Trabalho fazem o acompanhamento de forma articulada, com a manutenção de contatos diários com a empresa e comprovação documental do atendimento das obrigações.

Mesmo com o retorno das atividades, com número reduzido de trabalhadores, o MPT diz que não há indicativos de que as obrigações pactuadas no TAC estejam sendo descumpridas. O órgão informa que, até o momento, não foi apresentada qualquer informação de descumprimento das obrigações assumidas pela empresa, mas destaca que as denúncias podem ser feitas pelo site, pelo aplicativo MPT Pardal e pelo telefone (55) 3220-0600.

O Diário entrou em contato com o frigorífico novamente, nesta terça-feira, mas não conseguiu contato com a direção.

Fonte: Diário de Santa Maria, 15 de setembro de 2020.

https://diariosm.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/de-260-funcion%C3%A1rios-afastados-por-coronav%C3%ADrus-180-j%C3%A1-voltaram-ao-trabalho-em-frigor%C3%ADfico-1.2260590