Além de sofrer durante a pandemia de COVID 19, os trabalhadores e trabalhadoras de frigoríficos são expostos coletivamente a outros riscos, como as LER/DORT, acidentes e um sistema de trabalho muito rígido, com muitas exigências, visando alta produtividade.

Por: Dr Roberto Ruiz

Isto se dá em plantas frigoríficas distribuídas em todo o mundo, motivo pelo qual, os autores emprestaram o conceito de epidemia da saúde pública, para mostrar que são muitas “as pandemias” das quais padecem estas trabalhadoras e trabalhadores.

O livro foi escrito por pesquisadores organizados pelo médico Roberto Ruiz, consultor da Rel UITA, com prefácio do sociólogo Ricardo Antunes. Além da COVID, os capítulos da obra abordam outras doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, fazendo também uma análise dos ambientes laborais dos frigoríficos, e encerrando com a demonstração dos benefícios trazidos pela NR 36 (Norma Regulamentadora 36).

O secretário da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, lembra com carinho que “esta é uma obra dedicada a memória do companheiro Siderlei de Oliveira, fundador da CONTAC, que foi um dirigente sindical conhecido em todo o movimento mundial de sindicatos da área da alimentação, sempre lembrado pela sua decidida defesa da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras”.

Muitos dirigentes sindicais lembram com saudades de Siderlei, apelidado de “pai da NR36”.
Siderlei, dai de onde você está, pode saber: seguiremos firme nessa luta que você ajudou a comandar por muito tempo, pela construção de um mundo mais justo e solidário!

***********Baixe ou reserve em PDF aqui .

Fonte: Rel-Uita, 27 de abril de 2022.

http://www.rel-uita.org/brasil/as-pandemias-dos-frigorificos/