VEJA O PASSO A PASSO PARA FAZER DOCUMENTOS
No caso do RG, que pode ser feito em qualquer posto de atendimento do IIPR, vale a pena se programar antes, pois o atendimento é feito com hora marcada. De acordo com Lopes, em alguns meses a procura pelo agendamento é muito grande, justamente por conta de necessidades emergenciais: “O movimento aumenta especialmente em dezembro, janeiro, fevereiro e junho, época em que o RG é solicitado para viagens e matrículas, por exemplo,”.
Pessoas com crianças de colo, porém, se livram do agendamento. Por integrarem o grupo preferencial – junto de idosos, gestantes e pessoas com deficiência – esses pais podem comparecer nos postos de atendimento do IIPR sem hora marcada, segundo o vice-diretor.
Alguns documentos também acabam sendo exigidos em situações específicas. No dia primeiro de fevereiro deste ano, por exemplo, a Receita Federal passou a demandar a apresentação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os dependentes com 12 anos ou mais na declaração de Imposto de Renda. O cadastro também é necessário para que uma conta poupança seja aberta em nome da criança.
Em alguns estados do Brasil, como Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, o número do CPF é gerado automaticamente com a emissão da certidão de nascimento. Segundo Vergílio Concetta, auditor fiscal da Receita Federal do Paraná, a medida começou a ser implantada há dois anos e não possui nenhum custo adicional. “É um serviço que facilita para os pais, que não precisam ir até algum posto de atendimento para gerar o cadastro. Todos os cartórios das principais cidades do Paraná já têm essa facilidade”, explica.
Já o passaporte é requisitado para viagens para o exterior, com exceção de destinos que integram o Mercosul. Quanto menor a idade da criança, menor o prazo de validade do documento, que exige a presença do menor no momento da emissão. O passaporte também exige planejamento, já que, além de necessitar de hora marcada, leva seis dias úteis do atendimento para ficar pronto.

Fonte: Gazeta do Povo, 02 de março de 2017.

http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/saiba-como-fazer-rg-cp-e-passaporte-das-criancas/