INSS retomou neste mês de junho a obrigatoriedade da prova de vida. Um total de 11,8 milhões aposentados e pensionistas precisam fazer o procedimento até o final do ano para não ter os benefícios bloqueados

De cada três segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um ainda não realizou a prova de vida. Até o final de abril, do total de 36 milhões de segurados, 25 milhões já haviam feito o procedimento. Isto significa que 11,8 milhões de pessoas precisam comprovar ainda este ano que estão vivas para continuarem a receber suas pensões e aposentadorias.

É importante que o segurado fique atento ao novo calendário porque o INSS suspendeu o procedimento em março de 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Este mês, apesar da alta de casos, o órgão determinou a volta da obrigatoriedade da prova de vida.

Com isso, quem deveria ter feito o procedimento em março e abril do ano passado, tem de fazer até 30 de junho de 2021. Já quem deveria ter feito em maio e junho de 2020, deve fazer até 31 de julho deste ano.

Quem tiver o benefício bloqueado tem de marcar hora em uma agência bancária para provar que está vivo e, só assim, os valores serão pagos novamente.

Como fazer a prova de vida
Para fazer a prova de vida, o segurado pode ir até uma agência bancária comprovar a identidade e fazer o recadastramento. O procedimento é simples e, na maioria dos casos, pode ser feito no caixa eletrônico.

O segurado que deseja saber se deve fazer o recadastramento anual pode ligar para a Central 135 e perguntar. Também é possível sabe a data do procedimento olhando no cartão de benefício. Em geral, os cartões mais recentes informam o mês da comprovação de vida.

Quem tem celular, lap top ou Ipad com acesso a Internet pode fazer a prova de vida digital, se recebeu o aviso do INSS. O Instituto liberou a prova digital para cerca de cinco milhões de aposentados. Esses segurados foram avisados que devem acessar o Meu gov.br para fazer a comprovação por meio de biometria.

Como fazer a prova de vida nos bancos
• A prova de vida pode ser realizada nos guichês de atendimento da agência em que a conta do aposentado ou pensionista recebe o benefício
• Basta apresentar um documento oficial com foto, utilizar o cartão magnético e recadastrar a senha
• Em alguns casos, é possível fazer o procedimento por aplicativo para celular ou nos caixas eletrônicos.

Caixa Econômica
• Clientes que têm identificação biométrica cadastrada no caixa eletrônico
• Para isso, basta fazer um saque em qualquer terminal e usar a biometria

Banco do Brasil
• Quem recebe o benefício na conta-corrente ou poupança do BB pode fazer a prova de vida pelo aplicativo BB
• Depois de instalar o aplicativo do banco no celular, é preciso usá-lo para acessar a conta e seguir as etapas:
• No menu “Serviços”, vá em “INSS”
• Clique em “Prova de vida INSS”
• Tire fotos do documento de identificação (frente e verso) e uma selfie
• O banco fará uma análise e informará pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e o prazo de validade

Bradesco
• Quem recebe o benefício pelo Bradesco e tem biometria cadastrada pode fazer a prova de vida nos caixas eletrônicos do banco e na rede Banco 24Horas;
• Qualquer transação realizada no mês de vencimento da fé de vida com uso da biometria é considerada uma confirmação de que o segurado está vivo.

Itaú
• O banco também oferece a prova de vida de forma automática, mediante uso da biometria em transações nos caixas eletrônicos ou nos guichês de caixa.

Santander
• A prova de vida pode ser feita por clientes com o uso da biometria nos terminais de autoatendimento e nos caixas

Confira o calendário da prova de vida de 2021

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
Março e abril de 2020 Junho de 2021
Maio e junho de 2020 Julho de 2021
Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e abril de 2021 Dezembro de 2021

 

Fonte: Central Única dos Trabalhadores, 10 de junho de 2021.

https://www.cut.org.br/noticias/12-milhoes-de-segurados-precisam-fazer-prova-de-vida-confira-o-tira-duvidas-do-i-cb0f